top of page

Orientações Exames

IMG_7104.JPG

Teste Ergométrico

Antes do exame:

O paciente deverá realizar uma refeição leve no mínimo duas horas antes do exame. 

Deverá comparecer ao local com uma roupa apropriada para a prática de exercício físico (short, moleton, tênis, etc.). Mulheres deverão usar sutiã ou top. 

Nos homens, poderá ser necessária a raspagem dos pelos do tórax (tricotomia) para evitar interferências no traçado eletrocardiográfico.

Os medicamentos de uso contínuo poderão ou não ser suspensos de acordo com a finalidade do exame, ou seja, se este é indicado para o diagnóstico ou para avaliação do tratamento. Em caso de dúvida, consulte o médico solicitante do exame. Caso seja necessária a suspensão dos medicamentos, o tempo desta suspensão poderá variar de 1 até 30 dias, dependendo do medicamento. O ideal é que o médico solicitante, e não a secretária do setor de exames, oriente o paciente neste aspecto.

Como é feito:

O TE consiste em submeter o paciente a um esforço físico crescente, através da utilização de um ergômetro que poderá ser uma esteira (o equipamento mais comum) ou uma bicicleta ergométrica. Utilizam-se protocolos (programas que determinam a forma de acelerar e/ou inclinar a esteira), de acordo com  as características clínicas do paciente (capacidade de exercitar-se) e a finalidade do exame.

Antes de iniciar o TE realiza-se um eletrocardiograma de repouso e a medida da pressão arterial. A medida que o paciente realiza o esforço físico, é obtido um registro eletrocardiográfico contínuo (gravado no computador), além de medições periódicas da pressão arterial.

Será perguntado ao paciente a respeito de seus sintomas ao esforço, como cansaço (esse deverá ser quantificado de 1 a 10, por exemplo), falta de ar, dor no peito, fadiga nas pernas, tonturas, sensação de desmaio, etc. Após o término do esforço, realiza-se na recuperação (5 a 6 minutos) novos registros eletrocardiográficos e medidas adicionais da pressão arterial.

gf-1B1X-LzLi-6Eav_holter-jak-przebiega-b

Holter 24 horas

Antes do exame:

Tomar banho antes da realização do exame.

Não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento.

É fundamental, em caso de pacientes portadores de marcapasso, trazer a carteirinha de identificação do marcapasso para cópia das informações. A falta destas informações prejudica e até impede a análise e interpretação do exame.

Trazer o eletrocardiograma mais recente.

Como é feito:

Os eletrodos de contato são aderidos ao tórax do paciente e conectam-se ao gravador por meio de cabos. O monitor é afixado à cintura do paciente.

O paciente é orientado a acionar o botão de eventos sempre que apresentar um sintoma e a redigir um diário com as atividades realizadas no dia da monitorização e seus respectivos horários.

Orientações durante o período que permanece com o Holter:

Não deitar sobre colchões ou travesseiros magnéticos, pois os mesmos emitem ondas energéticas que interferem impedindo a gravação da atividade elétrica do coração.

Liberada a utilização de telefones celulares, microondas e todos os equipamentos eletrodomésticos.

Orientação após a retirada do Holter:

Utilizar creme hidratante após o banho.

Não expor a pele do tórax onde estavam os eletrodos ao sol por 3 dias.

MAPA 2.jpg

MAPA 24 horas

MAPA

Antes do exame:

Tomar banho antes do exame, pois não é recomendada a retirada do aparelho durante o exame.

Trazer a lista de medicamentos em uso com dose e horários preconizados.

Seguir a orientação do seu médico sobre a utilização das medicações de uso crônico e sobre a prática de exercícios físicos nas 24 horas que antecedem o exame.

Como é feito:

No dia e horário agendados, é feita a instalação do equipamento no paciente, que permanece com ele durante 24 horas.

O equipamento é composto por um monitor leve e pequeno - colocado na cintura - que conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira colocada no braço não dominante, exceto se houver alguma contraindicação.

A cada 20 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida.

Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software especialmente construído para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h.

O exame deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária. Assim, é fundamental manter as atividades rotineiras.

Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.

IMG_6413_edited.jpg

Os Exames de Eletrocardiografia, Ecocardiografias Adulto, Pediátrico e Fetal e as Ecodopplers de Carótidas, Vascular e Periférico não necessitam de preparo.

Trazer exames anteriores (ecocardiograma, RX do tórax, eletrocardiograma, cateterismo cardíaco...) se tiver.

Para o Ecodoppler deAorta e Ilíacas jejum de 8 horas.

bottom of page