top of page

Exames e Procedimentos Médicos

 

Ecocardiografia Adulto

Atualmente o ecocardiograma é o principal meio de diagnóstico não invasivo na grande maioria das doenças cardíacas. Fornece uma série de detalhes anatômicos como tamanho, espessura, movimentação das valvulas, contração do músculo, fluxo sanguíneo, etc.

É utilizado no diagnóstico, avaliação de gravidade, planejamento terapêutico e estratificação prognóstica de praticamente todas as afecções do sistema cardiovascular.

 

Ecocardiografia Pediátrica

É um exame que deve ser realizado preferencialmente por Cardiologista Pediátrico com especialização em Ecocardiografia Pediátrica, mediante solicitação prévia do médico em situações como: sopro cardíaco, dor no peito, palpitações, cansaço aos esforços, arritmias cardíacas, tonturas, desmaios, febre prologanda por causa desconhecida, crianças que ficam "roxas", ou que "perdem o fôlego", pré-operatórios (risco cirúrgico), entre outras.

 

Ecocardiografia Fetal

O Ecocardiograma Fetal é um estudo ecográfico que permite detalhar cada centímetro do coração do feto, diagnosticando assim as cardiopatias congênitas, arritmias ou distúrbios funcionais do coração fetal.

As malformações estruturais do coração e vasos da base ocorrem em 8 de cada 1000 nascidos vivos , portanto são inúmeras as vantagens em se afastar ou reconhecer as anormalidades cardíacas fetais; nos casos com em que o resultado é normal, tranquiliza-se os pais e nos casos com anormalidade, é possível planejar para que o parto ocorra em Hospital com suporte para assistir ao recém-nascido.

 

Ecodoppler a Cores dos Membros (superior e inferior) Venoso e Arterial

​​

O Doppler venoso de membros avalia as veias que drenam o sangue dos membros de volta para o coração. Na doença varicosa detecta a presença de refluxo (fluxo ao contrário do normal) e dilatação das veias tais como safenas, perfurantes e colaterais varicosas.Ë importante na detecção de trombose venosa profunda.

A parte arterial avalia como os membros estão sendo perfundidos e se há algum grau de obstrução parcial ou total do vaso.

Também é utilizado no diagnóstico e acompanhamento de trombose venosa ou arterial. 

 
Ecodoppler Carótidas e Vertebrais

​​
É um exame não invasivo que utiliza o ultrasson para visualização dos vasos cervicais (artérias responsáveis por levar o sangue ao cérebro e face). Permite avaliar: presença de placas de aterosclerose (gordura), estreitamentos destes vasos, espessamento da parede das artérias (espessamento médio intimal).  
É geralmente indicado para: pacientes de alto risco cardiovascular (presença de vários fatores de risco como hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto), para os pacientes que já apresentaram infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral, para investigar sintomas como tonturas, alterações visuais súbitas, fraqueza não explicada de um lado do corpo.
Tem papel muito importante na prevenção de acidente vascular cerebral (derrame cerebral), pois a identificação de alterações nestes vasos permite o seu médico ajustar medicamentos ou indicar outro procedimento para evitar o derrame.

 

Ecodoppler da Aorta Abdominal e Ilíacas

Tem como objetivo pesquisar aneurismas, obstruções das artérias abdominais e aterosclerose.

O exame é indicado para detectar estreitamentos das artérias (estenoses, oclusões) ou dilatações das artérias (aneurismas), estes geralmente indolores e com alta taxa de mortalidade; pesquisa de dores nas pernas para deambular (claudicação — dor para caminhar que se repete geralmente em distâncias fixas e que pode até impossibilitar a deambulação); controle pós-cirúrgico de cirurgias da aorta e ramos ilíacos (by-pass, stent, aneurismas e recanalizações);  para avaliar as artérias dos ramos viscerais (intestino, fígado) que podem apresentar alguma obstrução e consequentemente dores abdominais durante a alimentação.

 

Ecodoppler Renal

Tem como objetivo a pesquisa do fluxo nas artérias que levam o sangue para os rins e que, quando com estenose (entupimentos), podem causar pressão arterial elevada e de difícil tratamento (hipertensão arterial sistêmica secundária). Neste procedimento o médico utiliza um aparelho específico de ultrassonografia para examinar o abdômen do paciente, com o mesmo deitado.

É indicado para detectar estenoses ou oclusões das artérias renais, displasias, dilatações, tortuosidades e para acompanhamento de implante de stent, entre outras.

 

Teste Ergométrico

O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Avalia também a capacidade funcional cárdiorrespiratória; detecção de arritmias, de anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida; prescrição de exercícios físicos.

 

Holter 24 horas

O Holter é um exame que permite o registo contínuo do ritmo e da frequência cardíaca, como ocorre num electrocardiograma, durante o período de 24 horas. Destina-se a detectar alterações do registo cardíaco durante a sua atividade diária normal e a correlacionar com eventuais sintomas referenciados pelo paciente (ex: palpitações, tonturas ou perda da consciência).

A realização do Holter está indicado nas seguintes situações: pacientes com sintomas associados a arritmias cardíacas, pacientes com palpitações, perda de consciência ou que tenham sofrido um acidente isquémico transitório (AVC cuja sintomatologia regrediu durante um período inferior a 24 horas), para avaliar o prognóstico de alguns doentes com arritmias depois de contraírem um enfarte agudo do miocárdio.

 

MAPA 24 horas

A Sociedade Brasileira de Cardiologia define a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial como "o método que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais na vigília e durante o sono"

A utilização da MAPA permite estudar o padrão normal de pressão arterial, as lesões em órgãos-alvo decorrentes da hipertensão, o prognóstico de eventos cardiovasculares e mortalidade e a análise da eficácia das drogas anti-hipertensivas.

 

Escleroterapia

É o tratamento alternativo para eliminar, ou abrandar a visualização de pequenas veias, denominadas de microvarizes, buscando concomitantemente a melhora de eventuais sintomas.É a introdução de uma substância química dentro da luz de um vaso (veia), acarretando uma microtrombose e subseqüente fibrose, resultando em melhora clínica e visual das veias na área aplicada.

A substância introduzida agride internamente o endotélio venoso da área em contacto com o produto químico, promove uma endofibrose, com agregação plaquetária, formando um microcoágulo. A luz do micro-vaso uma vez ocluída, deixa de ter fluxo sanguíneo, deixando de ter função no organismo.

Subsequentemente, as células de limpeza no organismo,agem degradando estes micro-vasos ocluídos eliminando-os. É um processo ativo, onde as células de limpeza (macrófagos) destroem, digerindo estes pequenos vasos.

 

Check Up Cardiológico

O “Check-up” cardiológico consiste em uma avaliação médica no intuito de ter informações sobre o estado de saúde atual do paciente e rastrear doenças que possam ser prevenidas.
Essa avaliação é composta de uma história clínica minuciosa, exame físico criterioso, além de exames individualizados de acordo com a idade e condição física de cada paciente.
O check-up cardiológico básico (com exames laboratoriais e eletrocardiograma) é recomendado pela Organização Mundial de Saúde para indivíduos acima dos 30 anos, ou a partir dos 20, se esta pessoa já tiver fatores de risco.
Uma avaliação mais completa (com exames cardiológicos especiais) é indicada após os 40 anos, antes de iniciar exercícios físicos, antes de uma cirurgia, para diabéticos ou outros fatores de risco e pessoas que já tem aterosclerose em outras artérias (como quem já teve isquemia cerebral, AVC, doença vascular dos membros).

 

bottom of page